Este Nosso Jeito de Ser

«Este Nosso Jeito de Ser» é o primeiro livro de Luís Bento que a On y va publica. Organizado a partir de um vasto conjunto de textos do autor, dá-nos pistas sobre como somos, mostra-nos o que por vezes gostaríamos de ser ou de ter sido, surpreende-nos com aquilo de que nunca conseguimos fugir.

Luís Bento escreveu estes textos nos anos finais do século passado e depois já neste que nos trouxe um novo milénio. Tocando ideias muito diversas, fala a certa altura da felicidade, comparando-a a uma estrada cheia de encruzilhadas e sem uma direcção definida. A felicidade, diz-nos, «é uma estrada flexível que cada pessoa adapta à sua direcção, ao seu norte», sendo que «o norte de cada pessoa pode ser o desnorte, ou seja, o ‘não-norte’, pode ser uma direcção qualquer, em qualquer momento, por uma qualquer estrada, em qualquer lugar».

 

Autor: Luís Bento

Páginas: 104

Colecção: «On y va, Ensaio»

 

Excertos

«Não sabemos viver sem sonho ou glória. E ambicionamos sempre chegar a heróis de alguma coisa.»

«Em Portugal temos uma forte crença em milagres, mas sabemos que não acontecerão.»

«Há quem coloque factos e situações onde melhor convém, transformando o ontem em amanhã, o hoje na semana passada e o anteontem no futuro.»

«Vê-se tantas pessoas em representação ficcional. Passam ao lado da vida, julgando que não são o que são e pensando que são o que não podem ser.»

«Tornámo-nos o país dos ‘achistas’ e dos ‘achismos’. Toda a gente ‘acha que’, a sul, enquanto a norte se diz ‘acho eu de que’.»

«A grande máxima portuguesa pode traduzir-se na seguinte ideia-chave: se as coisas podem ser complicadas, por que razão hão-de ser simples?»