Afinal

A partir de uma elaboração poética dos chamados pequenos incidentes quotidianos (encontros, conversas, leituras, memórias), os poemas deste livro surgem em duas séries, Poemas Breves e Breves Poemas, em número de 100 no total.

Das meias térmicas do sem-abrigo em Londres à fotografia a preto e branco do militar angustiado em Évora no ano de 1972, do perfil dos «filhos dos homens que nunca foram meninos» aos que só começaram a trabalhar aos vinte e três anos de idade, em resumo e como afirma o poema breve nº 50, «estes cinquenta anos passaram num instante».

Parece que sim (que cinquenta anos passaram num instante), mas há por aqui muitas coisas invisíveis: as lágrimas e o sangue pisado.

Porque toda a poesia é uma resposta por palavras à grande confusão de sentimentos, entre a paisagem e o povoamento, entre a geografia e a história.

A verdade é que as palavras são indispensáveis de modo absoluto para comunicar, embora possam valer «menos que pétalas pisadas depois de um baile» – nas palavras de Maiakovski.

 

Autor: José do Carmo Francisco

Colecção: «On y va, Poesia»

Páginas: 72