O que Foi Cidade

«Cada pessoa tem uma cidade/ que é a paisagem urbanizada/ dos seus sentimentos.» São palavras de Luis García Montero, professor catedrático de literatura espanhola na Universidade de Granada, poeta, narrador e ensaísta, diretor do Instituto Cervantes. Palavras que traduzem uma ideia em que Liyanis González Padrón coincide, assinalando que as cidades que habitou, no real e no imaginário, são o ponto de partida na introspeção da sua poesia. Essas cidades levaram-na a um estado permanente de desenraizamento, de onde derivam as imagens e as referências do que sente, do que percebe e do que escreve.

A antologia O que Foi Cidade traz à língua portuguesa trinta e dois poemas para os quais a autora diz olhar com uma sensação de nostalgia, pelo tempo que já só existe na sua memória. E também com assombro, pelas emoções evidenciadas em cada um; e tocada por uma leve vertigem, por ter desvendado tanto de si.

Liyanis González Padrón, de quem já se disse ter a porta aberta para ser lida por muitas gerações, concebe a poesia como um ser enigmático que a conduz pelos seus caminhos, assinalando que aquilo que na poesia prevalecer é o que deixa aos leitores. A escrita traz-lhe leveza de espírito quando termina o processo criativo, um processo que para si tem tanto de sinuoso como de fascinante, reafirmando o ato de fé com a sua própria vida.

Na apresentação de cada poema neste livro, tomou-se a opção de juntar a versão original em língua espanhola.

 

Autora: Liyanis González Padrón

Páginas: 84

Colecção: «On y va, Poesia»