Uma busca da perfeição

Texto de José Laurindo Leal de Gois, publicado no blogue «A Curva dos Livros», a 8 de Junho de 2021, sobre o livro Cadernos do Verão (ed. On y va), de Manuel Matos Nunes

 

Manuel Matos Nunes revelou-se como poeta. De sua autoria vieram a lume os Cadernos do Verão (Abril, 2021), sob a chancela da  On y va. Os seus textos deixaram assim o mundo virtual da sua formação como objecto na imaginação do autor. De facto, constituem-se como obra pela sua coerência e na medida em que poemas e referências se interligam e se tornam indispensáveis.

Constituem-na três secções antecedidas de uma epígrafe que serve de linha de leitura e que é uma écfrasis nocional. A primeira é designada por Delírios Ecfrásticos e o poeta explora a linguagem ecfrástica em várias situações, pois procede à representação verbal de uma representação visual. Usa com frequência a referencialidade genérica, na medida em que são observadas outras características para além da representação pura, como por exemplo a personalidade, Fui Narciso nos auto-retratos, pintor/ de mineiros e camponeses(…), em Van Gogh na noite estrelada sobre o Ródano (pág. 37). Poema deslocado para outra secção por decisão do autor.

Quanto à segunda secção, Figurações do Incomum, ela revela uma das causas da Poesia: a representação do incompreensível, do imaterial e do absurdo em todos os poemas e que são de certo modo uma das linhas de conduta do livro, e perante a admiração geral das instituições,/ abandonou tudo, partindo não se sabe para onde/ em demanda de um peixe fóssil, o coelacanto. (KZ, funcionário das Finanças, pág.27)

Quanto à terceira secção, que nomeia a obra, o autor partilha uma série de emoções e experiências vividas em várias geografias e situações, sendo de assinalar a oscilação da forma, de ritmos e cor que fazem deste um livro de imagens. Gostei particularmente de A agressiva razão do vazio, pela amargura: Saber que já não se senta ninguém/ no sofá da sala, onde os livros/ se acomodam hoje (pág. 60).

Trata-se de um livro de poesia promissor, no qual Manuel Matos Nunes revela a sua cultura, que nos tem transmitido ao longo dos anos, e a sua imensa febre de conhecimento em busca de perfeição.

[Texto: José Laurindo Leal de Gois]
20 de Março de 2023