Uma distinção para o escritor Paulo Rosa

O escritor Paulo Rosa, de quem a On y va publicou em 2019 o livro O Perfume da Esteva, foi distinguido no âmbito do «Prémio Artístico & Literário de Monchique», promovido pelo Município de Monchique. A iniciativa, de que foram recentemente revelados os premiados da primeira edição, previa galardoar trabalhos nas áreas de prosa, poesia, escultura, fotografia e pintura. «Liberdade» foi o tema proposto, tendo Paulo Rosa sido o vencedor na área de prosa, com o conto O Fantasma Hortelão.

O Fantasma Hortelão conta uma história de vários séculos, a de Frei Isidro de Santo António e da sua ligação ao monumento mais marcante da Serra de Monchique. Escrito num estilo que começa por lembrar o realismo mágico sul-americano, destaca-se pela solidez do enquadramento histórico-cultural, por uma espantosa inventividade e pela exploração do picaresco, resultando num texto que fixa de forma primorosa muitos dos valores e da cultura da Serra de Monchique e das suas gentes.

Nascido em 1958, Paulo Rosa é licenciado em Direito e pós-graduado em Estudos Europeus pela Faculdade de Direito de Lisboa e tem um master em Interculturalismo e Ambiente pela Universidade Ca’ Foscari de Veneza (Itália). Desenvolve actividade como advogado e professor do ensino secundário e é presidente da Rádio Fóia CRl e director-adjunto do Jornal de Monchique. Além disso, tem participação de relevo em instituições como O Monchiqueiro – Grupo de Dinamização Cultural, A Nossa Terra – Associação Ambiental, Clube de Caça e Pesca de Monchique, Algfuturo – União pelo Futuro do Algarve e Ordem dos Advogados. É presidente da Direcção da APAGARBE – Associação de Produtores de Medronho do Barlavento Algarvio e deputado municipal independente em Monchique.