Sílvia M. Vasconcelos

Nasceu na Ilha da Madeira, no Funchal. Desde cedo definiu as suas grandes paixões: os animais, a poesia e demais literatura e o teatro; foram as duas últimas que pela reflexão que suscitaram a conduziram também à política.

Para a poesia despontou aos dez anos, pela mão de uma professora de Português, chegando a ganhar um prémio num certame escolar. No teatro e na declamação de poesia começou igualmente cedo, aos treze anos, tendo sido actriz do Teatro Experimental do Funchal durante trinta anos.

A paixão pelos animais levou-a a estudar e enveredar profissionalmente pela Medicina Veterinária, tendo concluído mais tarde o mestrado e o doutoramento em Ciências Veterinárias, este último sobre os benefícios dos animais para a saúde mental da população idosa, que resultou num livro.

O activismo, a arte e a literatura (e o inconformismo com as desigualdades) levaram-na à política, tendo sido eleita deputada para a Assembleia Legislativa da Madeira. Bateu-se sobretudo pela causa animal, pela cultura, pelos direitos das mulheres, das crianças e dos idosos, e pelos direitos laborais e outros temas sociais, no seu mandato de 2015 a 2019.

Sobretudo, é incapaz de não continuar a sonhar e de deixar de se empenhar no que desde cedo a norteou: as suas paixões, que incluem igualmente a humanidade.

© Joana Sousa