António Ladeira

António Ladeira nasceu na Cova da Piedade, Almada, em 1969, e viveu em Sesimbra até sair de Portugal, em 1993. Licenciado em «Estudos Portugueses» (Universidade Nova de Lisboa) e doutorado em «Línguas e Literaturas Hispânicas» (Universidade da Califórnia), é professor de literaturas lusófonas e director do programa de português da Texas Tech University, nos Estados Unidos (neste país também leccionou na Universidade de Yale e no Middlebury College). Foi investigador visitante na Universidade de São Paulo.

Publicou cinco livros de poesia, o último dos quais Somos Infelizes (ed. Licorne). Colaborou no «DN Jovem» e fez crítica literária no «Diário de Notícias». É letrista do cantor-compositor luso-brasileiro Felipe Fontenelle e da cantora de jazz norte-americana Stacey Kent, já nomeada para os Grammy.

Em Portugal publicou os livros de contos Os Monociclistas e outras histórias do ano 2045 (ed. On y va) e Seis Drones: novas histórias do ano 2045 (ed. On y va). No Brasil e na Colômbia, respectivamente, publicou as compilações de contos Estás livre no Sábado? (ed. Realejo) e Territorio (ed. Vestigio). O romance Montanha Distante (ed. On y va) é o seu livro mais recente.

© Sandra Ladeira