Helena Tapadinhas

Nasceu em 1969, em Luanda (Angola). Formou-se em ensino de Biologia e Geologia na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e é mestre em Criatividade pela Universidade de Santiago de Compostela (Espanha).

Implementou o Programa Regional de Educação Ambiental pela Arte (PREAA) na Direcção Regional de Educação do Algarve, entre 1997 e 2011, com a dinamização de projectos em rede, onde o imaginário é porta de entrada para o estudo do território. «Operação Lágrimas Negras» e «Contos do Mago – narrativas e percursos geológicos» são exemplos de ciclos temáticos PREAA com forte impacto no exercício da cidadania.

É professora bibliotecária e embaixadora do Programa de Educação Estética e Artística (PEEA), da Direcção Geral da Educação (Ministério da Educação).

Desempenhou cargos como dirigente associativa na Liga para a Protecção da Natureza (LPN), Algarve e na Ideias do Levante, Associação Cultural.

Autora de diversos projectos de teatro, narração oral, música, fotografia e literatura, tem trabalhos publicados nas áreas de educação, ciência, ambiente e arte.

Foi distinguida com o «Prémio Literário Santos Stockler», da Câmara Municipal de Lagoa, em duas edições.

© DR