Manuel Matos Nunes intervém no Real Gabinete Português de Leitura, no Rio de Janeiro

Manuel Matos Nunes, autor do livro de poesia «Cadernos do Verão», publicado pela On y va, estará em breve no Brasil, na cidade do Rio de Janeiro, onde participará no «XI Colóquio do PPLB – Polo de Pesquisas Luso-Brasileiras», a decorrer no Real Gabinete Português de Leitura. O evento, com o tema «Modernismos Luso-Brasileiros: História, Ciências e Cultura», a que se associa os 25 anos do CER – Centro de Estudos Regianos, está marcado para os dias 11 a 14 de Abril

No dia 13, durante a manhã, Manuel Matos Nunes será moderador de uma sessão subordinada ao tema «Revisitações modernas», em que estão previstas três intervenções que tocarão nomes como Miguel Torga, José Régio, Sophia de Mello Breyner Andresen e Pero Vaz de Caminha. Já durante a tarde, na sessão «Modernidade: gestos e obras luso-brasileiros», apresentará a comunicação  «José Régio e a receção em Portugal do romance brasileiro dos anos trinta».

Manuel Matos Nunes (n. Lisboa, 1947), tem duas licenciaturas, em Economia e em Línguas e Literaturas Modernas, e é doutorado em Estudos de Literatura pela Universidade Nova de Lisboa. É investigador adjunto da Direcção do Centro de Estudos Regianos, de Vila do Conde. O seu livro «Cadernos do Verão» inclui um dos mais belos poemas escritos em língua portuguesa, «Van Gogh na noite estrelada sobre o Ródano», que pode ser lido aqui e escutado na voz do autor aqui.